Comunicação Escrita para Operadores de Chat

A comunicação em âmbito empresarial traduz os valores da organização, do ponto de vista da competência técnica, do compromisso com a comunidade e de seu respeito pelo idioma. Por essa razão, suas equipes de atendimento devem entender o contato com os clientes como um momento propício para reafirmar o alto padrão de qualidade da organização, por meio de uma comunicação eficaz.

Objetivo

  • Apresentar e discutir estratégias que auxiliam o profissional a dialogar com os clientes de forma objetiva, clara, concisa e correta;
  • Rever e aperfeiçoar tópicos gramaticais que permitam ao profissional comunicar-se em língua culta;
  • Levar o profissional a avaliar se a sua comunicação falada concorre para firmar um conceito de competência, de simplicidade, de elegância e de modernidade.

Conteúdo Programático

1 – Técnicas de redação

  • Métodos para arquitetar o raciocínio: dedutivo e indutivo;
  • Estruturas de texto: pirâmide invertida, losango, problema Vs. Solução;
  • Mecanismos de coesão textual;
  • Marcadores de gentileza e elegância no texto CHAT.
  • Procedimentos para se redigir um texto objetivo, claro e conciso:
  • Definição do objetivo da comunicação, especialmente na área de CHAT;
  • Identificação do público-alvo;
  • Preferência pela ordem direta da frase e pela voz ativa;
  • Emprego de vocabulário preciso, de conhecimento do público-alvo;
  • Revisão do texto.

2 – Aspectos gramaticais

  • Língua culta formal e língua informal;
  • Gerúndio e gerundismo;
  • Conjugação de alguns verbos (intervir, pôr e derivados, ter e derivados etc.);
  • Emprego do imperativo: formas de comando;
  • Vícios de linguagem e cacoetes;
  • Concordância nominal e verbal;
  • Emprego de ‘o(a) mesmo(a)’;
  • Emprego de eu e mim – pronomes pessoais;
  • Pronomes demonstrativos: este, esse e aquele;
  • Pronomes relativos: cujo, cuja e onde;
  • Ortografia;
  • Emprego e pluralização de abreviaturas e de siglas;
  • Paralelismo sintático;
  • Mudanças ortográficas decorrentes doNovo Acordo Ortográfico.

Metodologia

Exposição dialogada, exercícios, simulações de diálogo com clientes.

Duração

16 Horas

Precisa de ajuda?

Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Participei recentemente do Curso de Comunicação Escrita e falada, ministrado pelo professor Adilson Góis, que de forma clara e precisa, me ajudou muito quanto ao uso correto da lingua Portuguesa, tirando dúvidas e explicando o que eu ainda não sabia.
Deixo aqui meus agradecimentos.
Recomendarei o curso aos meus colegas aqui da Porto Seguro.

Quitéria Amorim

Fale com um membro de nossa equipe especializada da AGCruz Treinamento