Pontuação: vírgula em orações subordinadas adjetivas (relativas)

As orações subordinadas adjetivas modificam, particularizam, especificam um termo da oração principal. Têm função de adjunto adnominal (termo que especifica ou qualifica um substantivo) e são sempre introduzidas por pronome relativo: que, quem, o qual (a qual, os quais, as quais), onde (no qual, em que), cujo (cuja, cujos, cujas) e quanto (precedido de tudo).

Os relatórios apresentavam informações IMPROCEDENTES. (adjunto adnominal)

Os relatórios apresentavam informações QUE NÃO TINHAM PROCEDÊNCIA. (oração subordinada adjetiva)

Não consideraram os valores REFERENTES A 2016. (adjunto adnominal)

Não consideraram os valores QUE SE REFERIAM A 2016. (oração subordinada adjetiva)

As orações subordinadas adjetivas classificam-se em:

RESTRITIVAS : restringem, particularizam, caracterizam o significado do termo antecedente, diferindo-o dos demais do grupo. São indispensáveis ao sentido do período. Nunca se separam da oração principal por vírgula.

Os atletas que não participaram da cerimônia de encerramento dos jogos foram criticados.

De acordo com a ONU, os países que aprovaram a redução da maioridade penal registraram um aumento nos índices de violência. (http://www.transparenciacapixaba.org.br)

Serão convidados para a entrevista somente os candidatos cujo currículo esteja de acordo com as exigências da empresa.

EXPLICATIVAS: não limitam o significado do termo antecedente. Apenas explicitam uma qualidade ou um modo de ser desse termo. Podem ser eliminadas sem prejudicar o sentido do período. Sempre se separam da oração principal por vírgula.

A equipe vencedora, que receberá o prêmio em dinheiro, pretende fundar uma ONG para atender jovens atletas.

A natureza está repleta de bichos vigaristas, cujo comportamento chega a ser quase humano, no pior sentido dessa expressão. (http://super.abril.com.br)

A Amazônia é detentora de uma incrível riqueza natural e cultural, que precisa ser preservada para o benefício de toda a humanidade. (http://www.conservation.org)

Atenção à diferença entre as sentenças!

Os nossos colaboradores, que estão em férias, devem voltar às atividades na próxima segunda-feira. (A oração é adjetiva explicativa. Todos os colaboradores estão em férias)

Os nossos colaboradores que estão em férias devem voltar às atividades na próxima segunda-feira. (A oração é adjetiva restritiva. Uma parte dos colaboradores está em férias)

O nosso chefe, que mora em Campinas, viajará para a Europa em fevereiro. (A oração é adjetiva explicativa. Há apenas um chefe e ele mora em Campinas)

O nosso chefe que mora em Campinas viajará para a Europa em fevereiro. (A oração é adjetiva restritiva. Há mais de um chefe e só o que mora em Campinas viajará para a Europa)

Por ora é isso!

Professor Adílson Góis da Cruz



Deixe uma resposta